Projeto Streets for Citizens (Urbanismo Tático): Soluções inovadoras para a mobilidade sustentável nas cidades, de modo a fomentar a mudança para atenuar os impactos ambientais negativos da vida urbana e tornar as cidades mais habitáveis

Aprovado no âmbito da primeira convocatória do Programa INTERREG EUROMED 2021-2027, este Projeto é coordenado pela Empresa de Serviços Públicos Javne službe Ptuj d.o.o. (Eslovénia), contando ainda com vários parceiros europeus oriundos da Bósnia, Chipre, Eslovénia, Espanha, Grécia, Itália e Portugal.

Com a duração de 33 meses, tem como objetivo principal a adaptação do conceito geral e das boas práticas do urbanismo tático em 7 regiões europeias (de entre as quais o Alto Alentejo, em Portugal). Para atingir esse objetivo, o projeto parte dos conhecimentos existentes para conceber uma metodologia comum que será utilizada por todos os parceiros no desenvolvimento de planos territoriais e ações de demonstração (projetos-piloto), com o objetivo de desenvolver soluções adaptadas ao contexto e às necessidades específicas de cada região/país. No caso da sub-região Alto Alentejo, contar-se-á com a participação da AREANATejo, enquanto parceiro do Projeto.

O Projeto Streets for Citizens compreenderá as seguintes fases principais de desenvolvimento:

  • Conceção de uma metodologia comum para recolha de informação-base sobre o estado da gestão ambiental nos vários Municípios piloto;
  • Desenvolvimento de Planos de ação de «roll-up» territorial, os quais incluirão os elementos preparatórios sobre como iniciar, desenvolver e demonstrar a ação-piloto e os objetivos a longo prazo, a definição de metas, e as ações necessárias para atingir os objetivos.
  • Implementação de projetos-piloto transnacionais compostos por 3 pilares: i) plano local; ii) demonstrador transnacional; e iii) participação dos cidadãos. Na sub-região Alto Alentejo, o projeto-piloto será implementado no Município de Portalegre, sob a temática «mobilidade suave ativa».

Consórcio do Projeto:

  • The Public Service Company Javne službe (Eslovénia)
  • IPoP – Institute for Spatial Policies (Eslovénia)
  • ENVIRONMENT PARK – Science and Technology Park for environment (Itália)
  • Municipality of Ioannina (Grécia)
  • Association for Responsible Urban Development and Communication (Espanha)
  • Nicosia Development Agency (Chipre)
  • Federation of Municipalities Regions and Provinces of Aragón (Espanha)
  • Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo (Portugal)
  • Regional Association of Italian Towns in Lazio – ANCI Lazio (Itália)
  • Municipality of Centar Sarajevo (Bósnia)

Duração do projeto: 33 meses

Data de início: 01/01/2024

Data de conclusão: 30/09/2026

Orçamento Total:  2.507.745,00€

Redes Sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/streetsforcitizensproject

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/streets-for-citizens-project?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTAAAR0xS-nadgiBxTHbJQmkmS4nVqxNf-NAM6kJouDaAEBs9NpDu1mykaInbbE_aem_ARK1IHaABBj0x1jF3UtQyIv_O3ceq58XVFCg6KF44Bf6uGIjIQF_y3GUpktMME-5y2XP5Apfoxvb44WKbUuS-hfW

O Programa INTERREG EURO-MED

O Interreg Euro-MED é o Programa Interreg para o Espaço Euro-Mediterrânico de Cooperação Transnacional referente ao período 2021-2027. Este Programa visa apoiar o desenvolvimento e implementação de projetos de cooperação que fortaleçam a economia sustentável e inovadora, a proteção, restauração e valorização do património natural, um estilo de vida mais verde e o turismo sustentável.

Reúne parceiros oriundos de 69 regiões em 14 países da costa norte do Mediterrâneo: Bulgária, Grécia, Espanha, França, Croácia, Itália, Chipre, Malta, Portugal e Eslovénia, aos quais se junta a participação da Albânia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro e Macedónia do Norte (Instrumento de pré-adesão).

Mais informações em: https://streetsforcitizens.interreg-euro-med.eu/