O Projeto ENTRACK está à procura de Exploradores do Clima para este Verão!

Este é um convite de recrutamento de voluntários que queiram trabalhar como Exploradores do Clima no âmbito do projeto ENTRACK, cofinanciado pelo Programa LIFE nos Municípios de Gavião e Ponte de Sor (Alto Alentejo, Portugal). Os candidatos interessados devem candidatar-se antes de dia 29/05/2024.

Em que consiste o Projeto ENTRACK?

ENTRACK significa “Capacitar as autoridades locais e regionais para conceberem planos de transição para a energia limpa através de ações de reforço das capacidades e dos conhecimentos”. Este projeto incentiva as comunidades locais a trabalharem em conjunto para “criar políticas energéticas locais mais próximas das pessoas”, partindo do zero, e visa ajudar a UE a atingir o seu objetivo de alcançar uma economia com impacto neutro no clima até 2050.

O projeto ENTRACK desenvolve-se em 8 municípios selecionados em 4 países mediterrânicos (Grécia, Itália, Portugal e Espanha), nomeadamente nos municípios de Gavião e Ponte de Sor (em Portugal).

O que é um Explorador do Clima?

Um Explorador do Clima é alguém que pode fazer a diferença ao nível da ação climática e dos esforços de sustentabilidade, recolhendo opiniões e perceções sobre a forma como as pessoas da sua comunidade lidam com questões relacionadas com a energia.

O que faz um Explorador do Clima?

Um Explorador do Clima entrevista as pessoas e explora a sua experiência vivida, analisando (por exemplo) os hábitos de utilização doméstica e de mobilidade, as práticas de poupança de energia, as fontes de energia locais, as iniciativas lideradas pela comunidade, o impacto dos custos da energia, as esperanças e os receios quanto ao futuro das questões relacionadas com a energia, entre outros.

Quem pode ser Explorador do Clima?

Qualquer pessoa pode ser um Explorador do Clima; não é necessária qualquer formação prévia. Todos os Exploradores do Clima no âmbito do projeto ENTRACK serão devidamente orientados e supervisionados ao longo de todo o processo. O único requisito para ser um Explorador do Clima, em Portugal, é estar disposto a entrevistar algumas pessoas entre junho e agosto de 2024, nos concelhos de Gavião e Ponte de Sor (Distrito de Portalegre). As entrevistas serão realizadas em Português e será fornecida uma lista de perguntas com instruções detalhadas.

Como posso tornar-me um Explorador do Clima?

Se quiser saber mais acerca do Projeto ENTRACK e tornar-se um Explorador do Clima na área-piloto Alto Alentejo (concelhos de Gavião e Ponte de Sor, envie-nos um e-mail para info@areanatejo.pt até ao dia 29 de maio.

O que beneficio em fazer parte do Projeto ENTRACK?

Em primeiro lugar, cada Explorador do Clima será reconhecido como colaborador no âmbito do Projeto ENTRACK, sendo providenciado um certificado de participação para o efeito.

Os Exploradores do Clima irão participar gratuitamente num curso sobre etnografia e política ambiental, sendo que muitos benefícios resultam diretamente da natureza experimental do trabalho de campo e das complexidades inerentes que este implica. Tornar-se um Explorador do Clima na sua área local representa uma oportunidade única para observar e compreender as perceções e comportamentos em torno da energia e da sustentabilidade a partir de uma nova perspetiva.

O envolvimento em conversas e a realização de entrevistas com um leque diversificado de indivíduos – sejam eles amigos, familiares ou desconhecidos – pode abrir novas vias de diálogo e levar a descobertas significativas. A realização de entrevistas exige o aperfeiçoamento de competências interpessoais, de observação, de escuta e de análise, que os Exploradores do Clima podem aperfeiçoar através de uma formação abrangente e da supervisão de profissionais experientes nestes domínios.

Acima de tudo, os Exploradores do Clima têm a oportunidade de contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida das gerações atuais e futuras. Ao defenderem melhores práticas energéticas e apoiarem políticas de poupança de energia, os participantes desempenham um papel ativo na promoção de um futuro sustentável.

O que oferecemos?

  • Reconhecimento público: participação em eventos públicos organizados por comunidades ou associações para reconhecer a contribuição dos Exploradores do Clima e encorajar o seu envolvimento.
  • Deslocações e refeições: os custos com a deslocação para os Municípios de Gavião e Ponte de Sor serão assegurados pela AREANATejo. Será igualmente atribuído um valor diário para refeições.
  • Promoção e visibilidade: promoção desta ação de voluntariado através dos canais de comunicação institucionais e redes sociais, de modo a aumentar a visibilidade e o apoio à causa.
  • Certificado de participação: assinado pelo Beneficiário Principal do Projeto ENTRACK, a Aisfor (Itália).

Se quiser saber mais acerca do Projeto ENTRACK e tornar-se um Explorador do Clima na área-piloto Alto Alentejo (concelhos de Gavião e Ponte de Sor), envie-nos um e-mail para info@areanatejo.pt até ao dia 29 de maio.