Caderneta Energética – Ferramenta para a gestão e otimização energética de edifícios

Caderneta Energética é uma Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (7ªedição), aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, que tem como Promotor a S.ENERGIA – Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete e como Parceiros a AMESEIXAL, a AREANATejo, a ENA e a ENERAREA.

Esta medida pretende criar um roteiro para a eficiência energética dos edifícios suportado por uma Plataforma de Informação e Interação, que contém a definição de um conjunto de processos e metodologias, bem como recursos informativos, físicos e informáticos. Tem também como objetivo dotar os Municípios e outras entidades que gerem edifícios de serviços, de uma ferramenta uniformizada de gestão de energia, promoção de eficiência energética bem como de apoio à tomada de decisões estratégicas. Pretende-se que tenha um forte impacto na redução do desperdício de energia nos edifícios, seja no curto ou longo prazo, contribuindo para a maximização do seu desempenho energético.

A existência desta ferramenta de gestão global permitirá uma atuação previsível, atempada e planeada nos edifícios, otimizando ao mesmo tempo o funcionamento das instalações técnicas, monitorizando o seu desempenho, corrigir desvios no consumo energético previsto e ajudar a desenvolver uma política de eficiência energética de longo prazo com resultados tangíveis.

No Alto Alentejo, encontra-se a ser implementada em 13 edifícios, pertencentes aos Municípios de Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel).