AREANATejo marca presença na reunião de arranque do Projeto Streets for Citizens, em Saragoça (Espanha)

Aprovado no âmbito da primeira convocatória do Programa INTERREG EUROMED 2021-2027, o Projeto Streets for Citizens – Soluções inovadoras para a mobilidade sustentável nas cidades, de modo a fomentar a mudança para atenuar os impactos ambientais negativos da vida urbana e tornar as cidades mais habitáveis, é coordenado pela Empresa de Serviços Públicos Javne službe Ptuj d.o.o. (Eslovénia), contando ainda com vários parceiros europeus oriundos da Bósnia, Chipre, Eslovénia, Espanha, Grécia, Itália e Portugal.

Com a duração de 33 meses, tem como objetivo principal a adaptação do conceito geral e das boas práticas do urbanismo tático em 7 regiões europeias (de entre as quais o Alto Alentejo, em Portugal). Para atingir esse objetivo, o projeto parte dos conhecimentos existentes para conceber uma metodologia comum que será utilizada por todos os parceiros no desenvolvimento de planos territoriais e ações de demonstração (projetos-piloto), com o objetivo de desenvolver soluções adaptadas ao contexto e às necessidades específicas de cada região/país. No caso da sub-região Alto Alentejo, contar-se-á com a participação da AREANATejo, enquanto parceiro do Projeto.

A reunião de arranque teve lugar nos dias 20 e 21 de março em Saragoça (Espanha), sob a organização da FAMCP – Federeção Aragonesa de Municípios, Comarcas e Províncias.

Para além da apresentação dos 10 parceiros, foi efetuada uma introdução ao conceito de urbanismo tático, principais ações e impactos positivos, para além de uma breve apresentação das ações-piloto previstas no seu âmbito, sob orientação dos parceiros «knowledge providers».