D.N.I. – Mapeamento da radiação solar direta normal no Alentejo/Definição dos locais de excelência para a instalação de centrais solares de alta concentração

projetos-areanatejologo

O Projeto D.N.I. – Mapeamento da radiação solar direta normal no Alentejo/Definição dos locais de excelência para a instalação de centrais solares de alta concentração foi financiado pelo INALENTEJO e desenvolvido pela AREANATejo e o IPES.

Teve por objetivo principal complementar o trabalho de mapeamento solar do distrito de Portalegre, iniciado em 2013, numa colaboração com a CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, no âmbito do RETALER II – Rede Transfronteiriça de Atores Locais em Energias Renováveis, projeto financiado pelo POCTEP.

Na altura, foi feita a análise da radiação solar em oito municípios do Alto Alentejo (Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Gavião, Marvão, Portalegre e Sousel), tendo o trabalho incidido na instalação de uma estação meteorológica central, no Campus da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre (ESTG-IPP) e sete estações meteorológicas periféricas nos restantes Municípios, as quais permitiram a leitura e aquisição de dados da componente global da radiação solar.

No âmbito do Projeto D.N.I. foram integradas mais três estações periféricas (instaladas nos municípios de Elvas, Fronteira e Ponte de Sor) e atualizadas as restantes com sistemas de aquisição de dados de maior fiabilidade e autonomia.

O mapeamento solar do distrito de Portalegre permitirá alcançar dois objetivos específicos para a região, nomeadamente:

1) promover o aproveitamento da energia solar, térmica e fotovoltaica, com recurso a tecnologias de concentração; e 

2) caracterizar e avaliar o recurso solar para o dimensionamento, financiamento e instalação de centrais com tecnologias de concentração solar de pequena, média e grande dimensão.