AREANATejo promove eficiência energética nas escolas do Alto Alentejo

A AREANATejo mantém a aposta na melhoria da eficiência energética dos Municípios do Alto Alentejo. Em prol desta temática, integrámos o Projeto EduFootprint financiado a 85% pelo programa INTERREG MED.

O Projeto tem como objetivo principal a melhoria da gestão energética e da redução da pegada ecológica em Escolas Públicas pertencentes à região do Mediterrâneo.

As atividades a desenvolver no seu âmbito focam-se no teste e transferibilidade de estratégias integradas de energia nas Escolas, as quais consistem na elaboração e implementação de medidas de melhoria da eficiência energética integradas nos Planos de Ação para a Energia Sustentável (PAES).

De entre as ações a desenvolver no âmbito do Projeto EduFootprint, destacam-se:

  • Envolvimento das autoridades públicas em ações de melhoria da eficiência energética nas Escolas (atividades de teste e transferência);
  • Dinamização de campanhas de formação, informação e sensibilização no âmbito desta temática;
  • Implementação de ações/medidas constantes no PAES Alto Alentejo, nomeadamente no que diz respeito às metas estabelecidas para os edifícios escolares, melhoria dos sistemas de iluminação, implementação de sistemas de controlo e monotorização energética e instalação de equipamentos a biomassa.

Dos Municípios do Alto Alentejo, dez integraram o projeto EduFootprint indicando cada um deles, uma instituição de ensino a intervencionar:

  • Município de Alter do Chão – Centro Escolar de Alter do Chão;
  • Município de Avis – Escola EB1 de Avis
  • Município de Arronches – Centro Escolar de Arronches;
  • Município de Castelo de Vide – Escola EB1/JI de Castelo de Vide;
  • Município do Crato – Escola Básica Integrada com Jardim de Infância Ana Maria Ferreira Gordo;
  • Município de Elvas – Escola Básica de Santa Luzia;
  • Município de Marvão – Jardim de infância da Portagem;
  • Município de Monforte – Escola Primária de Monforte;
  • Município de Ponte de Sor – Escola Básica de Ponte de Sor;
  • Município de Sousel – Escola Básica do Cano.

Dos 10 edifícios integrantes no projeto EduFootprint, 8 já sofreram intervenções.

Foram substituídos os sistemas de iluminação por iluminação LED no Centro Escolar de Alter do Chão, Escola EB1 de Avis, Escola Básica Integrada com Jardim de Infância Ana Maria Ferreira Gordo, Escola Básica de Santa Luzia, Jardim de infância da Portagem e Escola Básica de Ponte de Sor.

Nesta temática foram instaladas 1.004 lâmpadas de tecnologia LED, distribuídas pelas instituições de ensino referidas acima. A nível global, esta intervenção irá permitir uma redução do consumo de energia elétrica nas escolas envolvidas de aproximadamente 20.276 kWh o que equivale a uma redução dos custos de 3.437,70 euros.

Com um investimento total de 13.513,70 euros, a medida implementada apresenta um período global de retorno de 3,9 anos. No entanto, uma vez que esta medida foi financiada a 85% pelo projeto EduFootprint, traduzindo-se num investimento global para os Municípios de 2.027,06 euros, o que se traduz num período global de retorno de 0,6 anos (7 meses).

O Centro Escolar de Arronches e a Escola EB1/JI de Castelo de Vide, foram também alvo de intervenção, mas ao invés das escolas acima, a intervenção efectuada foi a instalação de equipamentos de monitorização de consumo de energia (Smart Meeters).

Esta intervenção que teve um investimento na ordem dos 4.745,43 euros (711,81 euros com financiamento a 85%), embora não se traduza numa redução de consumo de energia de forma direta, permitirá aos Municípios monitorizar os consumos em tempo real e identificar situações que possam ser corrigidas (e.g. otimizar horários de funcionamento dos equipamentos de climatização).

Os sistemas de monitorização e controlo de energia permitem ainda uma divisão interna por área de consumo energético, bem como, o aproveitamento real de planos energéticos diferenciados.

Nos próximos meses serão instalados equipamentos de climatização alimentados a biomassa, ficando, desta forma, concluídas as medidas de implementação no âmbito do Projeto EduFootprint.