AREANATejo integra como parceira a Medida GaME – Ganha a Melhor Escola

As Agências de Energia, desde a sua criação, têm desenvolvido um trabalho constante com a comunidade escolar, conscientes de que a escola assume um papel central na formação académica e cívica das crianças e jovens. Assim, as Agências de Energia têm procurado, desde cedo, alertar, sensibilizar e consciencializar os alunos para a temática da energia, do seu consumo e da importância de evitar o seu desperdício. Estas iniciativas têm surgido através de sessões de sensibilização, concursos de ideias, jogos lúdico-didáticos, aulas e teatros temáticos.

Neste âmbito, a AREANATejo – Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo integrou como parceira a Medida GaME – Ganha a Melhor Escola, financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC) 2017-2018, da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Dirigida ao Ensino Secundário e Profissional, esta Medida utiliza a estratégia cada vez mais popular de gamificação na educação (aplicação de elementos característicos dos jogos em ambientes não lúdicos) e pretende envolver os alunos na gestão de energia da sua escola, fornecendo ferramentas que lhes permitam realizar uma auditoria energética simplificada à sua escola, acompanhar em tempo real os consumos energéticos e criar e implementar medidas de melhoria no uso da energia enquanto, paralelamente, participam numa competição entre as escolas aderentes, que funcionará por sistema de pontos, atribuídos a cada tarefa desenvolvida, premiando no final as 10 escolas melhores classificadas (existindo prémios de participação para todas as escolas).

A AREANATejo é responsável pela coordenação e execução desta Medida no Alto Alentejo, envolvendo cinco escolas do Ensino Secundário e Profissional.